Palestra "A Música em ponte com … a ciência vocal" - 8.maio, 10h30, ACMP

O ciclo de palestras promovido pelo Projecto "Pais com a Ciência – Pontes musicais com as ciências naturais" irá prosseguir na próxima quinta-feira, 8 de maio às 10h30 no Auditório do CMP

O tema desta palestra será "A Música em ponte com … a ciência vocal", sendo Oradora convidada a Professora Doutora Filipa Martins Baptista Lã, do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Um breve resumo biográfico:
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional de Música da Covilhã. Em 1993 ingressou no Curso Superior de Biologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, terminando a sua Licenciatura em 1999. A par com os seus estudos universitários, conclui o Curso de Música (Canto) do Conservatório de Musica de Coimbra (1999), e frequentou o Curso Livre de Canto do professor António Salgado.

Desde então, tem aprofundado os seus conhecimentos musicais e em Canto com vários professores. Concluiu o seu Mestrado em Canto (2001) com Annette Thompson na Guildhall School of Music and Drama, em Londres e Jane Davidson, na Universidade de Sheffield. Nessa mesma Universidade, terminou o Doutoramento em Estudos em Performance (Canto).

A investigação que tem desenvolvido tem-se focado nos efeitos hormonais na performance vocal cantada. Outras áreas de investigação incluem a Vocologia, a Pedagogia Vocal, a Acústica Vocal, Medicina da Música para a Optimização da Performance, e Psicologia da Música. Os resultados das suas investigações têm sido apresentados em várias conferências internacionais de renome, sendo-lhe atribuídos três prémios de investigação da "Society for Education, Music and Psychology Research" (2005), "European Society for the Cognitive Sciences of Music", (2007) e "The Voice Foundation" (2011). Entre as suas publicações destacam-se as das revistas internacionais: Journal of Voice, Logopaedics Phoniatrics Vocology, Research studies in Music Education and Musicae Scientiae.

As palestras estão abertas à participação de toda a comunidade escolar.

No blogue do projecto - http://pontesmusicais.apeecmp.org/ - pode acompanhar as últimas actividades e informações úteis.

O calendário do ciclo de palestras está disponível em: http://pontesmusicais.blogspot.pt/p/ciclo-de-palestras.html

Se necessitar de entrar em contacto com a equipa do projecto pode enviar uma mensagem para o endereço pontes.musicais@apeecmp.org