Concurso de Poesia - Ciclo de Palestras

Caros Pais e Encarregados de Educação,

Gostaríamos de chamar a vossa atenção para dois assuntos:
- Concurso de poesia: "Um poema para Rómulo de Carvalho";
- Ciclo de Palestras: 10 - "A Música em ponte com … as vibrações"

# Concurso de poesia: "Um poema para Rómulo de Carvalho"


O concurso literário "um poema para Rómulo de Carvalho" tem por objetivo, primeiro dar a conhecer Rómulo de Carvalho, um português que foi um ilustre químico, pedagogo, divulgador de ciência e também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão (Pedra Filosofal e Lágrima de Preta são provavelmente os seus dois poemas mais conhecidos), segundo possibilitar ligar a aprendizagem/conhecimento das ciências à vida em ponte com a escrita poética.

O concurso encontra-se aberto a toda a comunidade escolar. O regulamento pode ser encontrado em: http://pontesmusicais.blogspot.pt/p/um-poema-para-romulo-de-carvalho.html

Recordamos que o prazo de submissão dos trabalhos estende-se até ao próximo dia 10 de novembro - Dia Mundial da Ciência ao Serviço da Paz e do Desenvolvimento.

Esperamos pela participação de todos!

# Ciclo de Palestras: 10 - "A Música em ponte com … as vibrações"

O ciclo de palestras promovido pelo Projecto Pais com a Ciência – Pontes musicais com as ciências naturais irá ter a sua décima e última palestra na próximo dia 14 de novembro às 14h30 no Auditório do CMP

O tema desta palestra será: "A Música em ponte com … as vibrações"

Nesta palestra irão ser abordados questões relativas às vibrações diretamente relacionadas com a música.

Inicialmente serão analisados alguns instrumentos, tentando responder às perguntas: como funcionam? e porque são assim?

A palestra prosseguirá abordando temas relacionadas com as salas de música e acústica. Neste ponto será dado especial relevo ao projecto de condicionamento acústico do Auditório do CMP.

Oradores convidados:
Professor Doutor José Vieira Antunes
Investigador do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), responsável pelo Laboratório de Dinâmica Aplicada (LDA). Diplomado em Engenharia Mecânica pelo IST e doutorado pela Universidade de Paris. Tem exercido actividades no âmbito da Engenharia Nuclear, em particular nos domínios da dinâmica não-linear, vibrações excitadas por escoamentos, acústica industrial, optimização, processamento de sinais e identificação de sistemas. Desde há mais de uma década que, com colegas da ESMAE, produz investigação em Acústica Musical, num trabalho praticamente pioneiro em Portugal. É autor ou co-autor de mais de cinquenta artigos em publicações internacionais e dois livros editados em língua inglesa. Tem orientado teses de mestrado e doutoramento em diversas áreas das vibrações e acústica. O seu trabalho de investigação foi duas vezes premiado pela American Association of Mechanical Engineers (ASME).

Professor Doutor Octávio Inácio

Doutorado e Mestre em Acústica e Vibrações pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton e licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É Equiparado a Professor Adjunto na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto, leccionando diversas unidades curriculares de Acústica e Organologia. É Director do Laboratório de Acústica Musical da ESMAE e autor de diversos artigos científicos na área da Acústica Musical e Acústica Arquitectónica.

As palestras estão abertas à participação de toda a comunidade escolar.

No blogue do projecto - http://pontesmusicais.apeecmp.org/ - pode acompanhar as últimas actividades e informações úteis.

O calendário do ciclo de palestras está disponível em: http://pontesmusicais.blogspot.pt/p/ciclo-de-palestras.html

Se necessitar de entrar em contacto com a equipa do projecto pode enviar uma mensagem para o endereço pontes.musicais@apeecmp.org