Harpa - Catarina Rebelo - Vencedora dos Prémio Jovens Músicos

http://www.dacapo.pt/seccao-Festival-Jovens-Musicos-&-Catarina-Rebelo-vencedora-PJM-Harpa


CATARINA REBELO, VENCEDORA PJM HARPA

A primeira vencedora PJM, nível médio, em Harpa é Catarina Rebelo. Mais um momento histórico do PJM que, pela primeira vez, incluiu a modalidade de Harpa. "O Prémio Jovens Músicos é muito importante para mim, quer em termos de reconhecimento público de capacidades e competências musicais, quer em termos de divulgação do trabalho desenvolvido pelos jovens músicos", diz a jovem harpista.

"Fiquei muito contente quando soube que na edição deste ano também estava incluída a harpa, e gostaria de voltar a participar em edições futuras", acrescenta.

 

"conhecer pessoas competentes e experientes em termos de produção e divulgação musical"

Para Catarina Rebelo participar e ser laureada no PJM vai mudar "decisivamente" a sua carreira: "por um lado, porque vou ter a possibilidade de aprofundar os meus estudos artísticos devido à bolsa para frequentar cursos de aperfeiçoamento que me irão permitir melhorar progressivamente. Por outro lado, porque agora tenho a possibilidade de participar em grande número de gravações e concertos com importantes orquestras em Portugal, o que, decerto, irá ajudar a tornar-me mais conhecida para o público".

Também relevante é a oportunidade de "conhecer pessoas competentes e experientes em termos de produção e divulgação musical, o que é muito importante para um músico que está a dar os primeiros passos na sua carreira. De referir, ainda, que o processo de seleção rigoroso e de qualidade, com júris altamente competentes nas categorias a concurso, permite dar "visibilidade" e "projetar" os jovens músicos que nele participam".

 

"tinha consciência de que as outras interpretações também teriam sido boas"

A competição foi dura pela elevada qualidade das outras concorrentes mas o resultado final compensou o esforço: "O momento mais emocionante para mim foi quando terminei a minha prova na fase final - o meu trabalho estava feito, estava satisfeita com a forma como tinha tocado mas, embora não tivesse assistido às provas das outras concorrentes, tinha consciência de que as suas interpretações também teriam, certamente, sido boas. Restava-me esperar pelos resultados… Claro que fiquei muito feliz quando me informaram que era eu a vencedora!"

Escolheu um programa com peças contrastantes e de diferentes épocas. Trabalhou-as nas aulas, masterclasses, audições e recitais. Espera agora que o concerto de laureados seja "um espetáculo de elevada qualidade, não só devido aos solistas que foram apurados, mas também porque vão tocar com a excelente Orquestra Gulbenkian".

 

"A Harpa é um instrumento ainda pouco conhecido em Portugal"

O Prémio Maestro Silva Pereira/Jovem Músico do Ano seria a cereja no topo do bolo, pelo destaque e pelas" oportunidades fantásticas de aperfeiçoamento quer a nível nacional quer a nível internacional". Seria também uma oportunidade decisiva para divulgar a Harpa: "é um instrumento ainda pouco conhecido em Portugal, quer a nível melódico/musical quer a nível do próprio repertório, permitiria, assim, alargar o contacto com este instrumento a um público mais vasto".

 

"a música é o que há de mais importante e motivador na minha vida"

Desde os sete anos que estuda música e, após o contacto no Conservatório de Música do Porto com os diferentes instrumentos musicais, optou "decisivamente" pela Harpa, por se identificar mais pelos seus interesses e preferências: "Sempre me senti fascinada pela Harpa, e ao longo do meu percurso no Conservatório, à medida que aprofundo os meus conhecimentos musicais, cada vez quero aprender e desenvolver mais as minhas capacidades e competências. Sinto que é esta a minha vocação, que a música é o que há de mais importante e motivador na minha vida".

Na sua ainda curta carreira destaca o apoio dos pais e da professora Áurea Guerner: "está sempre disponível para me acompanhar, estimular e motivar, com o seu forte empenho e confiança".

 

Premiada em vários concursos

Catarina está habituada ao pódio dos concursos. Ganhou o 1º Prémio no Concurso Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música; no Concurso Arpaplus para Estudiantes de Arpa (Espanha) e no Concours Français de la Harpe (França), entre outros.

"Para mim qualquer momento em palco é importante (a solo e/ou com orquestra), mas claro que há momentos mais marcantes, como foi o caso do meu primeiro recital a solo", afirma. Quer, com efeito, num futuro próximo, "tocar com várias orquestras e fazer recitais a solo", além de frequentar cursos de aperfeiçoamento musical em Portugal e no estrangeiro, com professores/harpistas de renome mundial e, claro, poder continuar a participar em concursos.

O maior sonho é conseguir lugar numa orquestra profissional e fazer recitais a solo em vários países.

 

"A Harpa é um instrumento mais divulgado no estrangeiro do que em Portugal"

Não obstante achar que em Portugal há bons professores e escolas superiores de música, acha no caso da Harpa é fundamental estudar no estrangeiro, "porque aí surgem mais oportunidades profissionais, nomeadamente no que se refere a um maior intercâmbio entre as escolas de música e a vida profissional ativa.

A Harpa é um instrumento mais divulgado no estrangeiro do que em Portugal, e culturalmente mais apreciado, onde maior número de professores e harpistas de grande prestígio desenvolvem o seu trabalho".

 

"é cada vez maior o número de jovens que estudam música"

"Comparativamente com outros países ocidentais, acho que em Portugal as pessoas não estão, em geral, tão sensibilizadas para a música erudita", sublinha.

No entanto, há sinais positivos no sentido inverso: "há um crescente número de orquestras, bandas e escolas de música compostas por músicos de elevada qualidade. Além disso, há cada vez mais espetáculos/concertos (de música erudita) e há cada vez mais locais para a sua realização (nomeadamente fora dos grandes centros urbanos, em cidades de menor dimensão e/ou localizadas no interior do país). Finalmente, é cada vez maior o número de jovens que estudam música, quer como formação de base quer como curso médio/profissional ou superior".

 

"esta nova geração de músicos está disposta a lutar por aquilo em que acredita"

E não é só pela quantidade que se distingue esta nova geração de músicos que "gosta verdadeiramente de música, que está disposta a lutar por aquilo em que acredita e que se empenha em atingir elevados níveis de "performance" e de qualidade".

A prova está "nas boas classificações" que tem vindo a obter em concursos internacionais: "a própria competição entre jovens músicos é saudável no sentido de possibilitar o atingimento dos mais elevados níveis de qualidade musical".

 

Catarina Malcata Rebelo 

Nasceu em Maio de 1998 no Porto. Frequenta a classe de Harpa da Professora Áurea Guerner no Conservatório de Música do Porto desde 2006/2007.

Frequentou Masterclasses com harpistas de renome mundial, nomeadamente  Mário Falcão (E.U.A.), Mª Rosa Calvo Manzano (Espanha), Isabelle Moretti (França), Carla Bos (Holanda), Lisetta Rossi (Itália), Fabiana Trani (Alemanha), e Irina Zingg (Suiça).

Frequentou os seguintes cursos de aperfeiçoamento musical: 1ª Harpweek (Porto, 2013); Curso de Aperfeiçoamento Musical para Harpa (Tomar, 2013); 2ª Harpweek (Porto, 2014); Harpmasters 2014 (Suiça, 2014).

Ganhou os seguintes prémios: • Prémio Jovens Músicos: 1º prémio de Harpa - nível médio (2014) • Concurso Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música (Braga): 1º prémio do Escalão C (2014) • Concurso Arpaplus para Estudiantes de Arpa (Espanha): 1º prémio do 6º nível de Ensenanzas Profesionales (2014); 1º prémio do 4º nível de Ensenanzas Profesionales (2013); 2º prémio do 5º nível de Ensenanzas Profesionales (2013); 2º prémio do 2º nível de Ensenanzas Profesionales (2011); 2º prémio do 1º nível de Ensenanzas Profesionales (2011); 2º prémio do 4º nível de Ensenanzas Elementales (2010); 1º prémio do 3º nível de Ensenanzas Elementales (2010); e prémio especial (2010). • Concours Français de la Harpe (França): 2ème Médaille do nível Moyen 2 (2014); 2ème Médaille do nível Moyen 1 (2014); 1ère Médaille à l'unanimité do nível Elementaire 2 (2013); 2ème Médaille do nível Elementaire 1 (2012); 1ère Mention à l'unanimité do nível Préparatoire 2 (2012). • Concurso Português de Harpa (Linda-a-Velha): 1º prémio do Escalão D (2013). • Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto: cordas dedilhadas (Porto): 1º prémio do Escalão B (2013); 1º prémio do Escalão C (2011), e 1º prémio do Escalão D (2009). 

Deu o seu primeiro recital a solo no Colégio Luso-Francês, em 12 de junho de 2014. Gravou, com a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música do Porto, o CD intitulado "Overture to Avalon", com o Maestro Fernando Marinho. 

Participou nos seguintes eventos (entre outros):  4º Concerto Promenade, Coliseu do Porto, 1 de junho de 2014, colaboração com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto  - Maestro Luís Carvalho. 2 º Concerto Promenade, Coliseu do Porto, 16 de março de 2014, solista com a Orquestra ARTAVE - Maestro Luís Machado. Concerto comemorativo dos 60 anos de carreira do Maestro António Vitorino de Almeida, Braga (Salão Medieval da Universidade do Minho),  8 de junho de 2013, participação  na Orquestra da Universidade do Minho -  Maestro António  Vitorino de Almeida. Concerto comemorativo dos 60 anos de carreira do Maestro António Vitorino de Almeida, Guimarães (Igreja de S. Francisco) 9 de junho de 2013, participação na Orquestra da Universidade do Minho -  Maestro António  Vitorino de Almeida.