Divulgação: Pedido de colaboração - campanha de recolha de medicamentos usados

Como recentemente referimos, as turmas do 1º Ciclo do CMP  estão a participar num Concurso patrocinado pela ValorMed, visando a recolha de medicamentos fora de uso, para promover a sua reciclagem de forma segura - ver mais em www.corridadesacos.pt, cujo prémio é um Parque Infantil.

Recebemos agora mais informação sobre a iniciativa, e um pedido de colaboração a que nos associamos.

Juntos, vamos tentar ganhar!



Recolha de embalagens de medicamentos e medicamentos em desuso/Concurso para parque infantil a instalar na escola vencedora promovido pela "Valormed"
O 1º Ciclo do CMP está inscrito nesta iniciativa. O concurso começa agora e decorre até 2 de abril.
Irá ser promovida uma recolha de medicamentos em desuso, embalagens de medicamentos e acessórios (ampolas bisnagas, frascos) aos alunos/pais, feita através da escola, para serem depois entregues nas farmácias aderentes a este projecto.
Para organização da introdução deste materiais nos sacos fornecidos pela "Valormed" e posterior entrega nas farmácias aderentes, propôs-se que fosse tratada entre professores, representantes e coordenação do 1º ciclo e, que portanto, aos pais e alunos bastaria entregar estes materias em desuso na escola, em lugar a combinar e a divulgar.

Esta iniciativa apresenta-se no sentido de promover o bom encaminhamento deste tipo de produtos quando não são já utilizados com vista à preservação ambiental e ainda o bom uso da medicação que se vai acumulando nas nossas casas.
A escola vencedora (a que mais entregar, em proporção ao número de alunos dessa mesma escola) ganhará um parque infantil de 45 m2 (com escorregão, o jogo da macaca,...assente num piso próprio de segurança para o efeito).
É só aguardar a divulgação da informação onde serão entregues estes materiais que será divulgada provavelmente entre hoje e amanhã, por isso,
comecem já a juntar as velhas caixas de medicamentos, utensílios de remédios e também os próprios medicamentos que já não são usados e estão acupar espaço nas prateleiras de casa.


Caros Pais,
 
POR FAVOR PARTICIPEM. Tragam tudo o que tiverem em casa de medicamentos fora de uso, embalagens vazias, frascos de xarope, acessórios (seringas, pipetas, colheres) e literatura. Recolham junto dos vossos familiares, vizinhos, colegas e amigos.
 
Tragam o máximo possível (num saco qualquer) e entreguem às funcionárias do 1º ciclo.
 
Quanto mais trouxerem mais hipóteses temos de ganhar a corrida.
 
O 1º prémio é UM PARQUE INFANTIL e será instalado já em MAIO.
Vamo-nos esforçar para ganhar esta corrida!
 
 
INFORMAÇÕES SOBRE O CONCURSO
 
GRANDE CORRIDA DE SACOS VALORMED
2012/2013

1. Apresentação
A VALORMED é uma sociedade constituída por um grupo de associações do sector farmacêutico – Indústria Farmacêutica, Distribuidores e Farmácia – que, conscientes das especiais caraterísticas do medicamento, decidiram criar um sistema que dá uma solução ambiental às embalagens e medicamentos fora de uso que as pessoas possam ter em suas casas.
A VALORMED faz a recolha das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso que são entregues pelos utentes nas farmácias e trata-os da seguinte forma:
1º Separa os medicamentos das embalagens – caixas, blisters, bulas, ampolas, bisnagas e frascos.
2º As embalagens são encaminhadas para reciclagem.
3º Os medicamentos fora de uso são incinerados de forma segura e respeitando o ambiente,
Este sistema de recolha, licenciado pelo Ministério do Ambiente, evita que os restos de medicamentos se misturem com outros resíduos domésticos e contaminem as águas dos rios ou o próprio solo, contribuindo decisivamente para a defesa do ambiente e o futuro do planeta.

2. Âmbito
Este sistema pretende criar um processo seguro de tratamento de medicamentos fora de uso, diminuindo a sua utilização indevida e reduzindo os riscos de automedicação incorreta. Por outro lado, todos os anos, milhares de crianças são vítimas de intoxicação pelo acesso a medicamentos guardados em casa. É por isso que é tão importante entregar as embalagens vazias e medicamentos fora de uso na farmácia para serem recolhidos, separados e valorizados.

3. Objetivos
A Grande Corrida de Sacos é uma ação de sensibilização ambiental da VALORMED que irá premiar 5 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, publico ou privado, dos distritos de Lisboa e Porto - de um máximo de 150 inscritas - que entreguem o maior número de sacos com medicamentos para reciclagem e valorização.
Estes 5 prémios dividem-se em 3 prémios absolutos e 2 prémios per-capita, não cumulativos.
Serão consideradas as embalagens de medicamentos e os medicamentos fora de uso, incluindo caixas, frascos, blisters, bulas e todos os acessórios como colheres, copos, seringas de medida, entre outros.

4. Público-alvo
Este concurso de sensibilização está destinado aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico das 150 primeiras escolas que se inscreverem no projeto, do distrito de Lisboa e do distrito do Porto e cujas inscrições sejam dadas como válidas.

5. Dinâmica do concurso
Este concurso consiste em depositar um mínimo de cinco elementos (embalagens vazias, frascos de xarope, acessórios, literatura e/ou medicamentos fora de uso) em cada um dos sacos zip fornecidos para o efeito e entregá-los numa farmácia aderente ao projeto. A cada saco corresponde um postal de validação, que deverá ser carimbado pela farmácia e entregue na escola. A escola, por sua vez, enviará para a Organização, através de envelope RSF (não necessita de selo), os postais carimbados, num mínimo de 50 e máximo de 150 postais por envelope RSF.

6. Anúncio dos vencedores
As escolas premiadas serão anunciadas até ao dia 19 de abril de 2013.
7. Entrega e instalação do prémio
O parque escolar infantil será entregue/ instalado, entre 29 de abril e 10 de maio de 2013.
Para a devida gestão do processo, será necessário a escola enviar todos os elementos necessários para a montagem do parque – fotografia do local, dimensões, outros – e garantir uma base cimentada, nivelada e lisa.
Finalizada a instalação do equipamento, será agendada uma cerimónia simbólica de inauguração do parque.

8. Participações inválidas
Escolas que não depositem nos sacos 5 elementos fora de uso e/ou que tenham enviado o postal comprovativo de entrega sem carimbo da farmácia aderente e/ou que o envio dos envelopes RSF tenham data posterior a 2 de abril de 2013.
A organização não se responsabiliza por qualquer erro, lapso, extravio ou greve dos CTT.

9. Dinâmica de atribuição de prémio
A GRANDE CORRIDA DE SACOS vai premiar, no total, 5 escolas.
Os 5 prémios vão ser divididos da seguinte forma:
- Prémios Absolutos: entregue às 3 escolas que entreguem o maior número de sacos em termos absolutos
- Prémios Per-capita: entregue às 2 escolas que tenham os melhores resultados em termos per-capita.
Em caso de empate, o fator de desempate será, no caso dos prémios absolutos, a variável per-capita; e no caso per-capita, a variável absoluta.
Esta situação aplica-se caso se verifique o empate entre um dos 3 primeiros lugares absolutos com os seguintes e dos 2 premiados per-capita e seguintes.
Para garantir o prémio a escola necessita ter obrigatoriamente um processo de inscrição válido e ter cumprido com as regras de entrega dos sacos nas farmácias.

10. Prémio
O prémio a atribuir às escolas vencedoras da GRANDE CORRIDA DE SACOS será um parque infantil com duas opções de escolha que dependem das condições da escola.

Caso a escola não tenha piso apropriado de amortecimento de queda:

- 1 parque infantil com área de 45m2 em piso sintético SBR verde de 43mm; estrutura composta por escorrega com altura de saída a 1,4m, acesso por escada de corrimão, estrutura com rede de marinheiro, espaldar com 4 degraus e jogo da macaca no piso.